Pensando n'Ele

quarta-feira, maio 03, 2006

Será que a Fé existe?!

E o mal ... existe????
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta :
- Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente :- Sim, fez!
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.
- O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida. Respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.
O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
- E a escuridão, existe?- continuou o estudante.
O professor respondeu :
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu :
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.
Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor :
- Diga, professor, o mal existe?
- Ele respondeu :
- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu :
- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal.
Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."

segunda-feira, maio 01, 2006

Grandes e Pequenos

"Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros" (1 Coríntios 12:27).


Um leão foi despertado de seu sono bruscamente por um rato que esbarrou em seu rosto. Bastante furioso o leão agarrou-o e estava prestes a matá-lo quando o rato, clamando por
piedade, rogou-lhe: "Se poupares a minha vida, não deixarei de retribuir a tua generosidade." Achando muita graça à oferta do rato, o leão acabou deixando-o ir. Não muito depois desse acontecimento, o leão foi capturado por caçadores e preso a fortes cordas no chão. O rato, ouvindo e reconhecendo seu rugido, veio até ele e roeu as cordas que o prendiam. Ao vê-lo livre, o rato exclamou: "Ridicularizaste a idéia de um
dia eu te poder ajudar, pagando a dívida da tua generosidade. Agora sabes que até um rato pode ajudar um leão." Somos todos um no corpo de Cristo e podemos fazer a diferença com nossos dons na edificação do reino de Deus na terra.


Achamos, muitas vezes, que somos muito pequenos e muito fracos para ser úteis à obra de Deus. Achamo-nos tímidos, incapazes de pregar a Palavra de Deus, de testemunhar aos parentes e amigos e até de orar em favor daqueles que necessitam de uma bênção especial do Senhor. Concluímos que há pessoas mais experientes, com mais capacidade e com muito mais talento do que nós.


Mas isso não é verdade. Cada um de nós tem o seu lugar determinado por Deus na extensão de Seu reino nesta terra. Somos todos membros de um único corpo, o de Cristo, e tanto os maiores como os quase imperceptíveis, são extremamente importantes para a saúde e desenvolvimento deste corpo.


Um grande evangelista só terá grande sucesso se houver alguns, aparentemente pequenos, orando e intercedendo pela atuação do Espírito em favor dele, para que a graça de Deus
seja abundante e para que o nome de Jesus seja glorificado.


Achas que és uma peça pequenina na obra de salvação? Fica sabendo que tens um grande valor e que Deus te ama da mesma forma que aos que julgas serem grandes.

E se te achas uma peça maior sê humilde e aceita também ajuda e cooperação daqueles que julgas pequenos.